domingo, 7 de novembro de 2010

TRANSCRIÇÃO DE CARTAS DE ALFORRIA





















 Nesta Carta de Alforria, consta o que transcrevo: 


"Carta de liberdade que passa D. Isabel Angélica de Jesus, a seu escravo de nome Januário, desta maneira seguinte.
Eu abaicho assignado com as testemunhas, dou a liberdade a meu escravo de nome Januário Africano, idade mais ou menos secenta anos, por ter prestado-me (...) seus bons serviços, por isso declaro que d'hoje para sempre gozará das honras d'cidadão. E para seu mandei passar este no qual somente assigno; Milho Verde, 11 de maio de 1.884, Isabel Angelica de Jesus, Test. Jose Felix de Souza, Bernardino de Cassia e Souza, Test. que este fiz vai assignar Simião José D'Oliveira, Escrivão de paz e como tabelião de nottas que assigna em publico nosso."

 Nesta carta de alforria diz o seguinte(transcrição):


"Carta de liberdade que Joaquim Pereira de Assumpção, passa a seu escravo de nome Gasino, como abaixo se declara. Pelos bons serviços e reconhecimento que como filho tem prestado para mim e atenção por este o declaro que poderá depois do meu falecimento, gozará de sua liberdade como se nascesse de ventre livre, somente caso eu morra primeiro que elle, fica obrigado a interrar-me em (...), oitto missas por minha alma e como esta fasso muito de minha livre vontade, e em meu perfeito juizo, poderá lançar esta Declaração em qualquer livro de Nottas, para no caso perder este achar-se, para não (....)  qualquer questão contra elle, isto confirma tudo para depois que eu falecer. E nada mais tenho a declarar, Porteiras, 15 de março d' 1.884. Joaquim Pereira D'Assunpção. Declaro que como meu escravo hade servir-me como tem servido hoje servido. Passada por mim, Simião José D'Oliveira, Escrivão de paz, e como tabellião de nottas neste Arraial do Milho Verde que assigna. Confie em minha fé, e assigno em público. Simião José D'Oliveira."


ALGUMA FIGURA DESCONHECIDA E IMPORTANTE QUE PODE TER VIVIDO NO ARRAIAL DO MILHO VERDE
FAMILIA ESCRAVA EM RANCHO



ESCRAVO SEXAGENÁRIO


2 comentários:

DESEJA FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE A POUSADA MORAIS?